Proposta de texto para abaixo-assinado

Os professores de Vila Nova de Gaia que estão a dinamizar a Manifestação do próximo dia 26 de maio (14h30) estão também a elaborar um abaixo-assinado. Fica aqui a proposta de texto. Deixa as tuas sugestões:

"
Exmº Sr. Director Regional de Educação,


(CC./ Presidente da Camara Municipal de Vila Nova de Gaia,

Secretário de Estado)


Os cidadãos abaixo-assinados mostram desta forma a sua mais profunda discordância para com o processo de agregação de escolas em Vila Nova de Gaia, conhecido como o dos Mega- Agrupamentos.
1.           A Escola Pública em Portugal é um património demasiado importante para ser destruído por razões económicas e por isso não se compreende que se corte na Educação, hipotecando o futuro, despedindo alguns milhares de professores, auxiliares de educação e assistentes operacionais, isto é, não se entende que o Ministério da Educação e Ciência avance com a constituição de unidades de gestão educativas totalmente absurdas.

2.           O único Mega-agrupamento já existente em Vila Nova de Gaia mostra, através da avaliação exterma da inspeção-Geral de Educação que esta solução mostra dificuldades na operacionalidade de procedimentos fundamentais, nomeadamente na comunicação com a autarquia e com os níveis de ensino oficias do percurso escolar dos alunos, sendo por isso completamente descabida pedagogicamente e geradora de insucessos.

3.           Se o modelo é ineficaz, por outro lado o processo desenvolvido por Vossas Excelências é incoerente e pouco transparente, porque se suporta em decisões afastadas do contexto real, económico-social e cultural das comunidades educativas num concelho tão diversificado e de grande densidade populacional.

4.           A necessidade de defender uma efetiva qualidade pedagógica dos estabelecimentos de ensino e assegurar o arranque do próximo ano letivo com a máxima tranquilidade, as comunidades educativas entendem que o Municípes de Vila Nova de Gaia não se revêm minimamente na proposta de reorganização da rede educativa apresentada, pelo que os cidadãos abaixo-assinados propõem que não se proceda a qualquer alteração à atual organização existente e e exigem a abertura de um período de audição pública onde todos possam contribuir para as soluções que o sucesso dos nossos alunos exigem..


Vila Nova de Gaia, 18 de Maio de 2012"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cartão Municipal do Professor

João Paulo Silva, Professor, Candidato ao C. M. de Educação