A solução para os problemas de educação: mais e melhor "família"

Desconte, caro leitor, o exagero da metáfora, mas a história dá para explicar parte do que se pretende: boa parte dos problemas da escola... estão fora da escola...

Um homem chegou a casa tarde, vindo do trabalho, cansado e irritado, e
encontrou o seu filho de 5 anos esperando por ele na porta de casa.

- Pai, posso fazer-lhe uma pergunta?

- O que é? Respondeu o homem.

- Pai, quanto é que você ganha por hora?

- Isso não é da tua conta. Porque é que estás perguntando uma coisa dessas? Respondeu o Pai em tom agressivo.

- Eu só quero saber. Por favor, diga-me quanto é que o pai ganha numa hora?

- Se queres saber, eu ganho 15,00 € por hora.

"Ah..." o menino respondeu, com a sua cabeça para baixo.

- Pai, pode-me emprestar 7,50 €?

O pai ficou furioso, "Essa é a única razão pela qual me perguntaste isso? Pensas que é assim que podes conseguir algum dinheiro para comprar um brinquedo ou alguma outra coisa? Vai para o teu quarto e deita-te. Pensa sobre o quanto estás sendo egoísta. Eu não trabalho duramente todos os dias para tais infantilidades."
O menino foi calado para o seu quarto e fechou a porta.
O Pai sentou-se e começou a ficar ainda mais nervoso sobre as questões do filho. Como ele ousa fazer tais perguntas só para conseguir algum dinheiro, pensou o pai.
Após cerca de uma hora, o homem tinha-se acalmado e começou a pensar: Talvez houvesse algo que o filho realmente precisava comprar com esses 7,50 € e ele realmente não pedia dinheiro com muita frequência. O homem foi para a porta do quarto do filho e abriu a porta.

- Estás a dormir, meu filho?
- Não pai, estou acordado...
- Eu estive a pensar, talvez eu tenha sido muito duro contigo à pouco, afirmou o Pai. "Tive um longo dia e acabei descarregando sobre ti. Aqui estão os 7,50 € que me pediste.
O menino levantou-se sorrindo.
- Oh, pai obrigado!
Então, procurando por baixo do seu travesseiro, rebuscou alguns trocados amassados.
O Pai viu que o menino já tinha algum dinheiro, e começou a enfurecer-se novamente. O menino lentamente contou o seu dinheiro , e em seguida olhou para o pai.
- "Por é que queres mais dinheiro se já tinhas algum?", gritou o pai.
- "Porque eu ainda não tinha o suficiente, mas agora já tenho",respondeu o menino.

-" Pai, eu agora tenho 15,00 €. Posso comprar uma hora do teu tempo? Por favor, chega mais cedo amanhã a casa. Eu gostaria de jantar contigo."
...

Comentários

Mensagens populares deste blogue