De(S)mocracias à moda de GAIA

As eleições para os representantes dos docentes no Conselho Municipal de Gaia decorreram ontem.
E sobre o processo, no papel de candidato, começo por enquadrar a situação:

a) Até às 9h do dia 1 de Julho não tenho qualquer informação sobre os resultados - logo, tudo o que aqui escrevo, não tem qualquer relação com vitórias ou derrotas, com eleição do candidato A ou B.
b) Escrevi no Post anterior o quanto considero os candidatos que comigo concorreram. Claro, que o que aqui escrevo não é nada de pessoal, até porque tenho a certeza que não tiveram conhecimento de tais situações.

Neste contexto, é com tristeza que vos apresento algumas situações ocorridas ontem:

a) Alguns Directores de Escolas de Gaia não fizeram uma eleição da mesa eleitoral. Numa escola de Gaia, a mesa estava colocada na área de entrada da Direcção e controlada unicamente pelo próprio Director. Isto aconteceu numa escola secundária de Gaia;

b) Junto a algumas urnas de voto estava um cartaz com propaganda de 3 candidatos - este facto gerou confusão junto de muitos eleitores que viram tal documento como sendo a "lista" de todos os candidatos.
Numa das escolas, o nome de um dos candidatos, a eleger no âmbito dessa escola, estava destacado como sendo o candidato em quem se deveria votar.
Houve também um conjunto significativo de Direcções que divulgaram o referido cartaz "em cima" do edital da candidatura, não divulgando o nome dos restantes candidatos.

Na análise a estes factos não posso deixar de considerar que o processo se desenvolveu num ambiente de anormalidades democráticas que não pensei serem possíveis numa sociedade democrática. Qualquer que seja o resultado da escolha dos professores de Gaia, fica este processo manchado de forma indelével.
Depois do que aconteceu ontem fico com a sensação que me meti num processo que não era para um simples professor.

Do que conheço da Direcção Regional de Educação do Norte e dos seus responsáveis, do que conheço da Autarquia e dos seus responsáveis e do que conheço dos Professores de Gaia tenho a certeza que todos mereciam melhor. Mereciam mais e melhor Democracia!

Comentários

  1. Caro João Paulo. Vim aqui agora para conhecer os resultados... e li este teu post. Infelizmente estes "métodos" já os conheço há muito e creio que estão demasiado vulgarizados pelo País... por muitas Escolas (e aqui ainda é mais terrível). Não sei como vencer a falta de transparência, democracia e lealdade que tantos usam e muitos calam ou fazem de conta. É muito difícil ser cidadão, exercer a cidadania, quando procuramos exercê-la de boa fé, com energia sem amarras a qualquer Poder instituído. Quando francamente emitimos opinião e não fazemos parte de um "grupo" organizado do/com o Poder. Tem que ser possível dar a volta! Não podemos ir ficando pelo caminho e deixando ir embora tantos que já não se "inscrevem" porque já não aguentam mais os atropelos quotidianos a valores dignos e democráticos. Desistem. Não pode ser! Há cada vez menos pessoas LIVRES! Penso que sei o que estás a sentir: é a revolta enorme pela injustiça, mentira, falta de ética.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Cartão Municipal do Professor