De(S)mocracias à moda de GAIA

As eleições para os representantes dos docentes no Conselho Municipal de Gaia decorreram ontem.
E sobre o processo, no papel de candidato, começo por enquadrar a situação:

a) Até às 9h do dia 1 de Julho não tenho qualquer informação sobre os resultados - logo, tudo o que aqui escrevo, não tem qualquer relação com vitórias ou derrotas, com eleição do candidato A ou B.
b) Escrevi no Post anterior o quanto considero os candidatos que comigo concorreram. Claro, que o que aqui escrevo não é nada de pessoal, até porque tenho a certeza que não tiveram conhecimento de tais situações.

Neste contexto, é com tristeza que vos apresento algumas situações ocorridas ontem:

a) Alguns Directores de Escolas de Gaia não fizeram uma eleição da mesa eleitoral. Numa escola de Gaia, a mesa estava colocada na área de entrada da Direcção e controlada unicamente pelo próprio Director. Isto aconteceu numa escola secundária de Gaia;

b) Junto a algumas urnas de voto estava um cartaz com propaganda de 3 candidatos - este facto gerou confusão junto de muitos eleitores que viram tal documento como sendo a "lista" de todos os candidatos.
Numa das escolas, o nome de um dos candidatos, a eleger no âmbito dessa escola, estava destacado como sendo o candidato em quem se deveria votar.
Houve também um conjunto significativo de Direcções que divulgaram o referido cartaz "em cima" do edital da candidatura, não divulgando o nome dos restantes candidatos.

Na análise a estes factos não posso deixar de considerar que o processo se desenvolveu num ambiente de anormalidades democráticas que não pensei serem possíveis numa sociedade democrática. Qualquer que seja o resultado da escolha dos professores de Gaia, fica este processo manchado de forma indelével.
Depois do que aconteceu ontem fico com a sensação que me meti num processo que não era para um simples professor.

Do que conheço da Direcção Regional de Educação do Norte e dos seus responsáveis, do que conheço da Autarquia e dos seus responsáveis e do que conheço dos Professores de Gaia tenho a certeza que todos mereciam melhor. Mereciam mais e melhor Democracia!

Comentários

  1. Caro João Paulo. Vim aqui agora para conhecer os resultados... e li este teu post. Infelizmente estes "métodos" já os conheço há muito e creio que estão demasiado vulgarizados pelo País... por muitas Escolas (e aqui ainda é mais terrível). Não sei como vencer a falta de transparência, democracia e lealdade que tantos usam e muitos calam ou fazem de conta. É muito difícil ser cidadão, exercer a cidadania, quando procuramos exercê-la de boa fé, com energia sem amarras a qualquer Poder instituído. Quando francamente emitimos opinião e não fazemos parte de um "grupo" organizado do/com o Poder. Tem que ser possível dar a volta! Não podemos ir ficando pelo caminho e deixando ir embora tantos que já não se "inscrevem" porque já não aguentam mais os atropelos quotidianos a valores dignos e democráticos. Desistem. Não pode ser! Há cada vez menos pessoas LIVRES! Penso que sei o que estás a sentir: é a revolta enorme pela injustiça, mentira, falta de ética.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Cartão Municipal do Professor

João Paulo Silva, Professor, Candidato ao C. M. de Educação

Fazer LUZ sobre o uso da RITALINA (ou sinónimos...)